Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Ausência de notificação prévia para inscrição de nome em banco de dados restritivo de crédito gera dano moral

Publicado por Sarah Correia
há 8 anos

O Código de Defesa do Consumidor é claro ao estabelecer, no parágrafo 2º do artigo 43, que “A abertura de cadastro, ficha, registro e dados pessoais e de consumo deverá ser comunicada por escrito ao consumidor, quando não solicitada por ele”.

Assim, antes de ter o nome lançado no rol dos inadimplentes, o Consumidor tem o direito de receber uma comunicação informando a abertura do registro da dívida.

Mas de quem é o dever de comunicar? De acordo com a Súmula 359 do STJ, o dever de enviar essa notificação é do mantenedor do cadastro de proteção ao crédito.

Qual o objetivo dessa comunicação? A notificação vai servir para dar ciência ao devedor do pedido de registro da dívida, dando à este a oportunidade de defender-se ou, até mesmo, efetuar a quitação da mesma e evitar que esta se torne disponível para consulta.

No caso julgado pelo MM. Juiz Jaime Loureiro, do IV Juizado Especial Cível de Manaus/AM, a empresa responsável pela manutenção do banco de dados enviou a notificação para endereço diverso daquele indicado pelo credor, de modo tal que a correspondência não foi entregue ao Consumidor, que teve sua oportunidade de reverter a situação tolhida.

O juiz considerou a negativação indevida e condenou a Requerida ao pagamento de indenização por danos morais.

Em recurso, a Turma Recursal manteve a condenação.

Processo nº 0600717-05.2014.8.04.0092

  • Publicações1
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações181
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ausencia-de-notificacao-previa-para-inscricao-de-nome-em-banco-de-dados-restritivo-de-credito-gera-dano-moral/346318529

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)